Texto
O Contato Radiante
A autora define Contato Radiante, relacionando-o com o atendimento terapêutico e o movimento eutônico.
Categoria
Publicado no site em
Autoria
O contato radiante
O espaço radiante ocorre em torno de todo o corpo vivo, os bichos, homens, plantas, sol, estrelas, lua e até onde o observador se põe a demorar com seu olhar, ele tem um raio de extensão variável, pulsátil e invisível ao olhar sem interesse nele.
O contato radiante é o nome que a Eutonia adota para aplicar, com consciência, essa percepção nos tratamentos individuais e nos movimentos eutônicos. Para sintonizar essa presença é necessário desenvolver uma atenção sem tensão que observa a elasticidade dessa área potencializando a ação terapêutica do trabalho.
O eutonista vai se aprofundando na não ação, repousando e expandindo o olhar, silenciando a mente e penetrando a atmosfera ao redor, incluindo todo o ambiente em torno do aluno ou colega. O terapeuta nesse estado fica vazio de pensamentos, aumenta a capacidade da real escuta do corpo do outro, tornando-se disponível e preciso.
Na formação dos alunos esse tema ocorre no coração do curso, bem no meio do tempo da graduação. Os módulos que antecedem e preparam para o aprendizado são:
- 1º “consciência da pele”,
2º ”consciência dos ossos”
3º consciência do espaço interior (entre pele e ossos, tecidos, articulações, órgãos) enfim, o volume do corpo.
-4º contato (contato entre partes do próprio corpo, contato com diferentes objetos, contato com o outro em duplas em trios e em movimento e o contato radiante).
É preciso tempo para chegar e se acostumar a agir nesse estado de atenção, aprendendo a identificar os sinais do corpo, como se aprende falar outra língua e a compreender outra cultura. É muito bom praticar em grupo que está crescendo junto, a prática acompanhada da escuta dos colegas vai formando um corpo estruturado deste aprendizado. Ele precisa ser vivido, incorporado e compartilhado, até se tornar um “saber”.
A presença do professor e o vínculo de confiança facilita a aquisição dessa habilidade, trata-se de uma transmissão oral e vivencial que convida o aprendiz a se demorar e criar repertório de interesse para aguardara revelação do brilho do espaço radiante.
Durante a graduação é possível incorporar camadas de expansão desse contato, nos cursos de especialização é possível avançar e ampliar a extensão do olhar e da consciência ampliando o potencial terapêutico das sessões de terapia.
Esse é um recurso muito utilizado no caso de inflamações, depressão, pânico, estresses e muitos ajustes do sistema nervoso.
Os movimentos eutônicos, individuais, em duplas, trios ou mais pessoas nesse estado, se relacionando, permitem uma qualidade de leveza nos gestos e uma respiração comum que atinge até mesmo os espectadores.
Esse é o ingrediente fundamental para os estudos de movimento eutônicos, quase como um só organismo, uma só respiração a criatividade surge do contato que irradia de todos os integrantes.
O observador entra na mesma sintonia e também tem a chance de regular o tônus.