eutonista
Ana Carolina Filizzola
Diamantina/MG
“aprendizagem é palavra em si que, ela sim, ramifica e desramifica uma pessoa; ela enlaça, abraça; mastiga um alguém cuspindo-se a si mesmo, tudo para novas géneses pessoais. estas palavras são, elas sim, para pessoas que se autorizam constantes aprendicismos. modos. maneiras. viveres. até sangues. aprendizar não é repessoar-se?” (Ondjaki, 1997)
Me formei em eutonia em 2013, no Instituto Brasileiro de Eutonia (IBE) e tenho como área primeira de estudo a educação. Sou Pedagoga e Mestre pela Faculdade de Educação da USP (FE-USP).
Em 2015 fundei o Espaço Semente, local no qual desenvolvo e coordeno cursos, workshops, aulas em grupo e atendimentos individuais de eutonia. Neste mesmo ano me formei como Terapeuta Floral e, em 2020, conclui a formação em Aromaterapia.
Atuação Profissional:
* AMBULATÓRIO DE TRANSTORNOS SOMATOFORMES – IPQ/USP
Desde 2018 integro a equipe de profissionais do SOMA – Ambulatório de Transtornos Somatoformes do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP (IPQ/HC).
No diálogo com as outras especialidades oferecidas pelo SOMA, a eutonia tem por objetivo guiar a atenção das/os pacientes aos processos corporais, ampliando a compreensão que elas/eles têm das relações existentes entre o corpo, as emoções e o psiquismo.
Com o trabalho regular de eutonia as/os pacientes aprendem práticas de consciência corporal que que flexibilizam o tônus e promovem a diminuição na severidade da somatização. Como consequência disso, elas/eles têm ganhos de motilidade e qualidade de vida.
Ao fazerem os exercícios de eutonia de forma autônoma no cotidiano as/os pacientes relatam, dentre outras coisas, a diminuição do uso de medicação analgésica.
* INSTITUTO SEDES SAPIENTAIE
Sou professora da disciplina de eutonia do curso "O Corpo na Clínica", do Instituto Sedes Sapientiae, desde 2017.
* INSTITUTO BRASILEIRO DE EUTONIA
Como professora convidada, ministro aulas de Pedagogia da Eutonia para as/os alunas/os da formação profissional de eutonia do IBE, desde 2016.
* ASSOCIAÇÃO BRASLEIRA DE EUTONIA (ABE)
Sou membro da diretoria e do corpo editorial da Associação Brasileira de Eutonia, instituição que representa as/os eutonistas no Brasil.
Alguns textos produzidos neste site foram escritos por mim e outras colegas