eutonista
Patrícia Decot Pernambuco
Zona Oeste/SP cap
A pessoa saudável é capaz de flexibilizar voluntariamente seu tônus podendo transitar do alto ao baixo de acordo com a necessidade do momento, voltando ao seu tônus de base, que tem a ver com sua personalidade.
Sou eutonista desde 2001, aplicando a Eutonia em aulas de grupo e atendimentos individuais, faço parte da coordenação do IBE – Instituto Brasileiro de Eutonia – Formação e Pesquisa, formando eutonistas e acompanhando os alunos em seu processo.
Em minha clínica, atendo muitas pessoas que estão passando por processos de dor, problemas de coluna e posturais, diversas desordens do aparelho locomotor, além de sofrimentos no campo mental e emocional tais como estresse, depressão, fobias, compulsões e os que buscam na eutonia uma possibilidade de autodesenvolvimento e de ampliação do conhecimento sobre si próprio pela via corporal, e o enriquecimento e harmonizando da Imagem Corporal.
Transporte e Contato - o corpo para a relação na arte. Aula no evento ¨Bem vindos um encontro para experimentar as artes do corpo!¨ Uberlândia - MG - novembro/2015
Minha trajetória pessoal através da eutonia iniciou a partir de um problema de coluna descoberto aos 12 anos. Toda a experiência que vivi aprendendo a cuidar de mim, a conhecer meu corpo, a compreender seus processos e a relação que tudo isso tinha com minha vida emocional foram minha principal formação.
Busquei a formação profissional pelo meu encantamento com este campo que entende o homem em sua unidade psique-corpo e pelos resultados positivos que obtive por meio deste trabalho. Quis acompanhar outras pessoas a viverem a experiência pela forma profunda e delicada que a eutonia propõe.
Além da formação em eutonia, fiz faculdade de Educação Física (USP) e Serviço Social (PUC-SP),
Após um longo período de psicoterapia de orientação junguiana, como caminho pessoal, busquei formação em Psicoterapia Corporal de orientação reichiana na Fonte. Atualmente estou em formação em Somatic Experiencing®, para me aprofundar nas questões relativas ao Psicotrauma.
Participei de grupo de estudos com Nichan Ditchekenian sobre o livro o A poética do espaço de Gaston Bachelard e acompanhei o 8º Seminário de Anatomia Emocional – Stanley Keleman, com Regina Favre.
Fiz o curso de Integração Craniossacral com Aziza Nogushi (incompleto) e de massagem integrativa com Agnes Geöcze.
Eu sou professora do Instituto Brasileiro de Eutonia que promove a formação profissional em eutonia no Brasil.