Texto
O que é Eutonia
Neste texto a autora explica de forma simples e clara a prática da eutonia e alguns dos seus princípios fundamentais.
Categoria
Publicado no site em
Autoria
Certa vez, quando lhe perguntaram sobre os motivos que a impulsionaram a criar a Eutonia, Gerda Alexander respondeu: " O início da Eutonia encontra-se unido ao meu interesse pelo MOVIMENTO,que remonta a minha infância. Sempre fui obcecada pela idéia de uma EDUCAÇÂO para o movimento que não estivesse baseada na imitação."
"Aos 16 anos,depois de várias crises de febre reumática, contraí uma endocardite.Os médicos proibiram-me de realizar qualquer tipo de movimento; não podia sequer vestir-me sozinha. Tive de aprender a mover-me utilizando um mínimo de energia e a descansar antes de estar fatigada".
"Por meio das observações e estudos que realizei naqueles anos,comprovei que quando se tem uma noção clara do que se quer fazer,o organismo reage de forma reflexa,utilizando exatamente a quantidade certa de energia,com o nível correto de TÔNUS necessário para executar o seu objetivo,desde que os músculos sejam flexíveis e não estejam inibidos pelas tensões habituais, "Eu tentei descobrir como se poderia ampliar a capacidade de expressão de cada indivíduo sem programá-lo.Ao mesmo tempo,eu estava ocupada com minha necessidade pessoal:aprender a sobreviver".
Essas afirmações, colhidas em entrevistas e textos de Gerda Alexander,a criadora da EUTONIA, nos fornecem elementos essenciais desse trabalho. A EUTONIA se baseia na consideração do fenômeno humano da INDIVIDUALIDADE. As individualidades não se repetem,portanto suas práticas desenvolvedoras se pautam pela extração da CRIATIVIDADE,resposta própria e incomparável de cada indivíduo.
Cada ser humano dispõe de um espaço interno,que no corpo mostra-se integralmente revestido pela PELE,onde encontra recursos suficientes para uma expressão eficiente no mundo,sejam quais forem suas limitações, às quais é possível responder com criatividade,com espírito de aventura e pesquisa,viajantes em nossas próprias terras,investigadores de nós mesmos.
É necessário que nos tornemos conscientes das tensões presentes em nosso corpo e que saibamos eliminá-las para experimentarmos o livre FLUXO entre nossas INTENÇÔES e nossos movimentos. Utopia? Não, FISIOLOGIA CONSCIENTE.
Como fazê-lo? Voltando nossa ATENÇÂO para nós mesmos,dispondo conscientemente de nossa capacidade sensível. "Tudo aquilo que tocamos também nos toca".Sinta em sua própria pele o que você acaba de ler. Essa experiência lhe remete a você, ao que lhe acontece,sem que você se isole,pois simultâneamente você percebe as áreas de contato entre seu corpo e o ambiente externo. Esse é o primeiro convite feito pela EUTONIA:tornar-nos conscientes de algo que está contínuamente,sem interrupção, nos acontecendo:o CONTATO entre o corpo e o meio externo e nossa pele funcionando como superfície mediadora desse contato. "Um exercício nunca é repetido do mesmo modo e as condições são diferentes a cada vez (influência da situação inicial,tempo,frio,calor,radioatividade etc…). Isto significa que um exercício nunca é, na realIdade,o mesmo.
O que apreendemos de uma afirmação como essa é que, no desenvolvimento da capacidade de estarmos presentes,livramo-nos da aparente mesmice da rotina.Tarefa fácil? Não,possível.Facilitada pelo trabalho de percepção consciente da pele,que nas aulas de EUTONIA é proposto de muitas maneiras:observando-se o toque da pele com o chão,com nossas roupas e com diversos objetos de trabalho,como bambús e castanhas. Fisiologicamente o que acontece ao darmos atenção ao nosso corpo,à sua posição no espaço,aos seus movimentos e ao seu contato com o ambiente externo é o envolvimento de níveis superiores do córtex cerebral no processo perceptivo,o que implica no fornecimento ao nosso sistema nervoso central de informações aprimoradas sobre o que estamos vivendo e essa entrada de melhor qualidade alimenta a possibilidade de movimentos(ações)caracterizados por OBJETIVIDADE e PRECISÂO. Nesse processo de atenção direcionada para sí mesmo,sem isolamento,proposto nas aulas de EUTONIA, muitas vezes focalizaremos OS OSSOS.
"O sistema ósseo,cuja eficiência está contida na beleza de suas formas, tem em sí todas as possibilidades do movimento." A consideração dos ossos,sua percepção consciente, permite a liberação dos músculos-que se encontram relacionados à estrutura óssea-de tensões cristalizadas. A musculatura saudável realiza tanto CONTRAÇÂO quanto DESCONTRAÇÂO com eficiência,ou seja,exibe uma plena capacidade de variação de seu TÔNUS. O TÔNUS é a manifestação da vida no músculo e evidencia a comunicação funcional deste com o tecido nervoso. "O tônus,a capacidade das fibras musculares de modificação de sua elasticidade,participa em todos os tipos de ação. Nós precisamos de um tônus elevado para o esforço e de um tônus médio ou baixo para o repouso e o sono. Na EUTONIA,aprendemos a fazer uso do tônus mais adequado para uma ação determinada.
É interessante observar que basta pensarmos em fazer um movimento;assim que temos a intenção,já se modifica o tônus do corpo e a circulação,antes de executarmos físicamente o movimento". Todos os tecidos corporais se cooperam regidos pela prioridade de preservação da vida.Esse processo se dá, quer lhe emprestemos atenção ou não;apenas se nos tornamos conscientes dele,lhe conferimos otimização. Essa é a proposta da EUTONIA:que o homem disponha de sí para sí próprio e que interaja com seus próximos de maneira mais fluida e eficiente.
Para viabilizar tal proposta,em EUTONIA trabalhamos o corpo. Um corpo a serviço do ser que o habita é um corpo aceito, percebido diretamente,livre de críticas e julgamentos,digno de cuidados,honrado na sensibilidade de seus tecidos,utilizado na força interna de sua estrutura óssea e reflexos posturais, livre na expressão de seus movimentos. Gerda Alexander desenhou um método de trabalho corporal para o ser humano objetivando sua liberação de hábitos e atitudes condicionadas e a abertura de espaço para a criatividade correspondente a indivíduos mais conscientes de sí.
Os professores de EUTONIA exprimentam em sí próprios as propostas de trabalho que criam para seus grupos de alunos. O trabalho tambem é oferecido em sessões individuais onde se emprega amplamente o contato através das mãos do eutonista com áreas do corpo do aluno,de acordo à necessidade deste.
A EUTONIA tem sido aplicada em diversos contextos dedicados ao tratamento e desenvolvimento humano, como atendimentos em Psicologia Clínica, em Fonoaudiologia,preparação de gestantes,preparação de músicos,atores e bailarinos,atendimentos a idosos sedentários,a indivíduos incomodados por níveis elevados de stress,a portadores de lesões relacionadas a atividades laborativas,a indivíduos que apresentam queixas relacionadas à postura corporal.
Os profissionais de EUTONIA tem sempre encontrado boa receptividade entre indivíduos desejosos de ampliar sua percepção consciente de sí mesmos num espaço de trabalho corporal respeitoso e criativo.