Texto
A eutonia é antes de tudo uma aprendizagem
A autora apresenta a eutonia como um campo de aprendizagem onde o aluno é sujeito e objeto da própria investigação.
Categoria
Publicado no site em
Autoria
“A eutonia é antes de tudo uma aprendizagem
A eutonia é antes de tudo uma aprendizagem que nada tem a ver com o ensino cujos resultados são quantificados e passados igualmente para todos os corpos, segundo regras testadas, regulamentadas e aprendidas automaticamente. Não se trata de um aprendizado em que se imprime no corpo do aprendiz exercícios para se obter um resultado final. Não é também uma ginástica postural, ou um método por meio do qual se ensinam técnicas de movimentos ou respiratória. Na verdade, a prática pressupõe procedimentos que se fundamentam na experimentação e na pesquisa do próprio corpo, baseia-se na investigação e na experiência, e neste sentido é um método empírico. Essa metodologia se encarrega de operacionalizar a experiência, ou seja, cria condições que estimulam experiências as quais estabelecem um campo de pesquisa em que é possível perceber o modo como o corpo se organiza num dado momento. Os exercícios propostos são explorados livremente, e o aprendizado se processa por meio de um trabalho individualizado, segundo as possibilidades e as motivações do aluno.
O sentido da aprendizagem aqui é fundamental, o sujeito não está passivo, ele é o motor, o produtor, o inventor nesse processo, é simultaneamente ator e observador. Isso implica processos e objetivos que envolvem o corpo como meio, “mídia” (canal da aprendizagem), e conteúdo da aprendizagem, ou seja, o aluno é sujeito e objeto da própria investigação. O aluno se encarrega de seu estado psicofísico, torna-se autônomo."
O capítulo completo do livro Eutonia: o saber do corpo, de Miriam Dascal encontra-se no arquivo PDF abaixo.