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TECENDO VIVÊNCIAS SOBRE AUTONOMIA: nas teias da eutonia

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A autora busca conexões entre pressupostos teóricos e práticos na vida e obra de Gerda Alexander e Paulo Freire.

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Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua
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educação somática, pedagogia da autonomia, Paulo Freire
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Publicado no site em
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31/12/1969
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Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua

Este artigo procura estabelecer algumas conexões entre pressupostos
teóricos e práticos marcantes na vida e obra de dois eminentes educadores, de
forma a iniciar a constituição de uma teia que se entrelaça delicadamente com as experiências vivenciadas por mim durante o ano de 2010, período no qual cursei o primeiro, dos três anos que compõem a formação em Eutonia, proposto pelo Instituto Gerda Alexander em São Paulo.

Os referidos educadores, que me motivaram a tal reflexão, são Gerda Alexander, uma cidadã alemã que viveu de 1908 a 1950 e Paulo Freire, um cidadão brasileiro que viveu de 1921 a 1997.

Gerda Alexander foi pioneira das terapias e técnicas corporais no mundo ao
propor uma educação por meio de um profundo domínio da energia, da autoindependência e maturidade do ser humano. Concebeu o que conhecemos hoje como Eutonia, que propõe em sua essência, o alcance da consciência profunda do corpo como unidade, por meio da busca do justo ou do bom tônus.

O educador Paulo Freire, propositor do método de alfabetização para adultos
e autor de vários livros, dentre os quais, destaco Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa e Pedagogia do Oprimido, tornou-se um ícone de uma educação revolucionária, fundamentada no respeito à autonomia individual do educando.

O objetivo dessa escrita é resgatar sensações, percepções e observações
das aulas, conversas, estudos e trabalhos realizados nesta formação, buscando
demonstrar o quanto a educação pela busca da autonomia, consciência de si peloauto-respeito e respeito ao outro, podem construir positivamente pontes para a consciência do corpo como unidade e para o respeito à diversidade que neste
momento se constitui desafio importante para a educação no mundo.

 

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